domingo, 3 de outubro de 2010

O texto "Da Cultura das Mídias à Cibercultura: o advento do pós humano", de Lúcia Santaella, discute as diversas formações culturais. São elas: cultura oral, cultura impressa, cultura escrita, cultura das mídias, cultura das massas e cultura digital. O interessante é que uma não chega para substituir a outra, e sim para somar, ou seja, cada uma das novas culturas se adapta à já existente. Assim, temos diversas formações disponíveis e podemos escolher qual delas preferimos utilizar.
O texto se foca na cultura das mídias e na cultura digital. A primeira é hibrida, ou seja, é um acúmulo de diversas linguagens, e utiliza-se de todas elas. Seu principal papel é facilitar o acesso a informação.
A Cibercultura, ou cultura digital, reforça ainda mais esse leque de opções, pois todos temos acesso e podemos inclusive criar mensagem, ou seja, alem de sermos receptores podemos ser também emissores da informação, como ocorre nas mídias sociais como Twitter, ou ainda em sites de plataforma aberta como o Wikipedia.
Resumindo, com essas novas formações culturais estamos totalmente conectados, recebendo e repassando informação a todo momento. E, além disso, temos a opção de procurar a informação que desejamos no lugar que desejamos e no momento que melhor nos convier. Não há mais desculpas para ser um alienado, hem?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário