segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Analisando o texto passado para esse post, percebi que a privacidade está se esgotando cada vez mais pelo fato de pessoas não publicas serem fanáticas pela fama e fazerem o que for preciso para ganhá-la. Quanto mais tecnologia for criada mais pessoas vão querer sair do anonimato.

A nova forma de interação com o mundo digital são sites que indicam a geolocalização de cada usuário (por GPS) em que ao estarem conectadas podem compartilhar sua localização nas suas redes sociais para que as outras pessoas fiquem sabendo onde ela está. Essa ferramenta já foi interessante quando ganhou fama por ser usada para indicar restaurantes, bares e hotéis, criando comentários e criticas das experiências de cada um que passou por cada lugar.

Mas se pensarmos na questão da segurança, essa não é a melhor maneira de querer se tornar uma pessoa publica. Imagine se essa ferramenta caísse nas mãos de bandidos (o que não é difícil de acontecer) e um astro pop indica onde estará. Concordemos que seria uma isca fácil para roubos, seqüestros e até mesmo o pior. Sem contar que alem de ser seguido pelos bandidos, o fan clube inteiro dele seguira ele para todos os lugares, acabando com todo resto de privacidade que restava.

Isso tudo não se resume apenas para os famosos. Qualquer um pode dizer onde esta, basta estar conectado na internet. Por mais que a pessoa esteja no seu lugar mais privado possível, como o seu banheiro, se ela estiver com seu celular, os outro conectado saberão onde ela está.

Nota: - Blog e-code do professor Eric Messa - Texto: Exposição X Geolocalização - http://ecode.messa.com.br/2010/01/exposicao-x-geolocalizacao.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário